domingo, 20 de junho de 2010

Programa 130 – Sexta-Feira, 18/06/2010

Hoje é dia do imigrante japonês, Aniversário de Maria Bethânia e de Paul Mccartney

ARTE E CULTURA

  • O Ministério da Cultura está com inscrições abertas, até 25 de junho, para receber indicações dos nomes que serão agraciados com a insígnia da Ordem do Mérito Cultural de 2010. A cerimônia deste ano, que será realizada no dia 10 de novembro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, terá como homenageado o antropólogo Darcy Ribeiro, considerado um dos mais notórios intelectuais brasileiros, que deixou trabalhos na área da educação, antropologia e sociologia. Qualquer pessoa pode apresentar sugestões para a seleção dos indicados a receberem as insígnias. As indicações podem ser enviadas para o site do Ministério da Cultura, mediante o preenchimento do formulário específico disponível.

  • Morreu hoje, 18 em Lanzarote (Ilhas Canárias, na Espanha), o escritor português José Saramago, aos 87 anos. Em 1998, Saramago ganhou o único Prêmio Nobel da literatura em língua portuguesa. O escritor nasceu em 1922, em Azinhaga, aldeia ao sul de Portugal, numa família de camponeses. O autor encontrava-se doente, de acordo com o editor dele, Zeferino Coelho, em entrevista ao jornal português "Público". Suspeita-se que Saramago sofria de problemas respiratórios. Autodidata, antes de se dedicar exclusivamente à literatura trabalhou como serralheiro, mecânico, desenhista industrial e gerente de produção numa editora.

  • Hoje tivemos a presença do cantor e compositor Neuber Ochoa que vem fazendo um trabalho em Roraima há bastante tempo... Conterrâneo de Eliakin Rufino e seu parceiro musical, Neuber está em Manaus desde ontem se apresentando em várias casas. A começar pelo Bar Botequim e hoje será a vez da casa Fino da Bossa as 23 horas, amanhã as 22h na Adega da Pedra e no domingo as 19h no Bar e Restaurante Toc, Toc. A conversa desocntraída rolou em torno do novo trabalho do cantor e sobre


HANEREA O PODER DA NATUREZA

A 6ª reunião ordinária do Grupo Executivo Interministerial (GEI) do Programa Terra Legal realizada nesta quinta-feira (17) em Brasília apresentou um balanço sobre os resultados do programa em seu primeiro ano de atividades. Os dados apresentados revelam que o monitoramento ambiental realizado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), com base em dados de alertas do DETER (Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real), resultou na redução de 33% na quantidade de áreas desmatadas, o que representa a preservação de 40.529 hectares de floresta, na comparação entre os períodos de março de 2008 a fevereiro de 2009 e os 12 meses seguintes. A reunião contou com a presença de representantes dos estados da região amazônica e dos ministérios e órgãos federais e estaduais que participam do GEI. O balanço também destacou que o “Terra Legal” espera entregar títulos a 80 mil famílias até 2011. Nos municípios em que as ações já iniciaram, já foram cadastradas 66 mil ocupações, numa área de 7,5 milhões de hectares.

Fonte: BVNews


UM OLHAR DIFERENTE SOBRE A AMAZONIA

Retrato do Artista de hoje: Maria Bethania

Maria Bethânia Viana Telles Velloso, mais conhecida como Maria Bethânia, (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 18 de junho de 1946) é uma cantora brasileira que tem a marca de ser a segunda artista feminina em vendagem de discos do Brasil, sendo a maior da MPB, com 26 milhões de cópias. Atende pela alcunha de “Abelha-Rainha” por causa do primeiro verso da música que dá nome ao LP “Mel” de 1979. Considerada por muitos brasileiros uma das maiores cantoras da história do brasil. É irmã caçula do compositor Caetano Veloso e da poetisa e escritora Mabel Velloso. É a sexta filha de José Teles Veloso (Seu Zezinho), funcionário público dos Correios, e de Claudionor Viana (Dona Canô) e também, tia da cantora Belô Velloso e de Jota Velloso.

Seu nome foi escolhido pelo irmão Caetano Veloso, inspirado em uma canção famosa à época, a valsa “Maria Betânia”, do compositor Capiba, um sucesso na voz de Nélson Gonçalves. Bethânia tornou-se uma das principais intérpretes da música brasileira, pois alguns críticos da música a julgam como incapaz de escrever suas próprias composições. Assim como Caetano, um dos maiores cantores e compositores contemporâneos brasileiros, mundialmente conhecido.


ECOTRIP

Na ilha por vezes habitada (José Saramago)


Na ilha por vezes habitada do que somos, há noites, manhãs e madrugadas em que não precisamos de morrer.

Então sabemos tudo do que foi e será.

O mundo aparece explicado definitivamente e entra em nós uma grande serenidade, e dizem-se as palavras que a significam.

Levantamos um punhado de terra e apertamo-la nas mãos.

Com doçura.

Aí se contém toda a verdade suportável: o contorno, a vontade e os limites.

Podemos então dizer que somos livres, com a paz e o sorriso de quem se reconhece e viajou à roda do mundo infatigável, porque mordeu a alma até aos ossos dela.

Libertemos devagar a terra onde acontecem milagres como a água, a pedra e a raiz.

Cada um de nós é por enquanto a vida.

Isso nos baste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário