segunda-feira, 14 de junho de 2010

Programa 126 - Segunda-Feira, 14/06/10

DATAS COMEMORATIVAS

Dia do Solista
Dia do Pastor Jubilado
Dia da Manicure
Dia das Musas (Mitologia Grega)
Dia Mundial do Doador de Sangue

Aniversariantes de hoje
Boy George
Alan White (Baterista Do Yes - 1949)
Ernesto Che Guevara (1928)

Mortes
Cacilda Becker (Atriz - 1969)
Leila Diniz (Atriz - 1972)
Jamelão (Intérprete e Presidente de Honra da Estação Primeira da Mangueira - 2009)

Fonte: Pindavale


ARTE E CULTURA
(Ao vivo: Notícias sobre cultura, Agenda Cultural, Artes Plásticas Literatura, Exposições, Teatro, Dança, Cinema, Sites de Entretenimento, Assuntos Culturais, Business e Oportunidades. / Estúdio: Boca de Ferro e entrevista com artistas locais).

O Photovivência comemorou o seu primeiro ano de atividades com um coquetel e a presença de todos os fotógrafos que já participaram da atividade, além da participação de Ione Moreno, convidada especial para esta edição no Espaço Cultural Thiago de Melo na Livraria Saraiva Megastore, no Manauara Shopping. A edição também foi a primeira com o selo da rede de produtores culturais da fotografia no Brasil, apresentada por Alexandre Fonseca com imagens do encontro que aconteceu em Brasília no final de maio.

Uma Amazônia como ainda não se viu. Retratada na visão de Da Silva da Selva, a Floresta Amazônica ganha traços e cores deslumbrantes, pinceladas minuciosamente pelo artista plástico. O conjunto destas obras poderá ser conferido na exposição “Amazônia minha musa inspiradora”, que será inaugurada nesta quinta-feira (17/06), na Galeria do Largo, às 19h. A exposição, que é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Cultura, ficará em temporada até o dia 14 de agosto deste ano, das 17h às 21h. A entrada é franca. Sebastião Corrêa da Silva, o artista Da Silva da Selva, nasceu em Manaus. A mãe era paraense da cidade de Óbidos. O pai, pernambucano, tornou-se "soldado da borracha" atraído pelo sonho que o látex despertou em muitos brasileiros até a década de 1920. Durante sua primeira infância, a família morou em diferentes lugares da Amazônia, até estabelecer residência na Rua das Palhas, à margem do igarapé Mestre Chico, em Manaus. Foi nessa casa que Da Silva, deu seus primeiros passos em modelagens, desenhos e pinturas, sua primeira exposição foi aos 13 anos de idade.

Fonte: Assessoria

BOCA DE FERRO com Herman Marinho

Bois de Manaus (Brilhante, Corre Campo e Garanhão)


HANEREA - O PODER DA NATUREZA
(Ao vivo: Notícias meio ambiente, Preservação, Dicas de Reciclagem e Conservação, Sites e Organizações e Associações de Preservação e cuidados com o Meio Ambiente / Estúdio: Farmácia da Floresta. Entrevistas com pessoas e representantes de organizações e/ou autoridades ligadas ao a assunto).


Segundo o site do Globo Amazônia, pesquisadores vão calcular, com financiamento da Agência Espacial Americana - NASA, o tamanho da população indígena na bacia amazônica antes da chegada dos europeus à região, um dado até hoje muito discutido - as estimativas variam entre 500 mil e 10 milhões de pessoas. Para chegar a um número mais preciso, os cientistas vão usar imagens de satélite que enxergam a composição química da superfície das folhas das árvores da região. Esta está diretamente relacionada aos ingredientes formadores do solo. Assim, os pesquisadores poderão identificar em quais áreas está a chamada "terra preta de índio", solo com alto teor de carbono criado pelos antigos indígenas amazônicas, provavelmente para aumentar a produtividade agrícola no chão relativamente pobre da Amazônia. O grupo de pesquisadores que trabalharão no levantamento inclui o arqueólogo Eduardo Neves, da Universidade de São Paulo, que tem vasto conhecimento da região amazônica.

Uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) pretende acabar com o naufrágio de embarcações em rios da Amazônia. Com duração de dois anos, o projeto ainda está em fase inicial e pretende desenvolver alternativas que melhorem a estabilidade na água de barcos que levam mercadorias e passageiros.


UM OLHAR DIFERENTE SOBRE A AMAZÔNIA (Ao vivo: Fala sobre o que irá ser apresentado e movimentação da cena local / Estúdio: Retrato do Artista, Sites de Artistas, Páginas do Myspace, Novos Artistas e Vídeo clips).

Retrato do Artista - ZÉ RODRIX

Zé Rodrix, nome artístico de José Rodrigues Trindade, (Rio de Janeiro, 25 de novembro de 1947 — São Paulo, 22 de maio de 2009) foi um compositor, multi-instrumentista, cantor, publicitário e escritor brasileiro. Estudou no conservatório brasileiro de música, desenvolvendo a característica da multi-instrumentalidade: tocava piano, violão, acordeão, flauta, bateria, saxofone e trompete. Tornou-se conhecido em 1967, ao vencer o III festival na TV Record daquele ano, acompanhando Marília Medalha, Edu Lobo e o quarteto novo defendendo a música "Ponteio". Na década de 1970, participou da banda Som Imaginário com Wagner Tiso, Robertinho Silva, Tavito, Luís Alves e Laudir de Oliveira, tocando ao vivo com Milton Nascimento e participado do LP de estréia da banda.

Desligando-se da banda em 1971, venceu o Festival da Canção de Juiz de Fora, junto a Tavito, com a canção "Casa no campo", uma de suas composições mais famosas, que se tornaria um grande sucesso na voz de Elis Regina, e cujo trecho da letra ("compor rocks rurais") batizou o estilo de música, com influências regionalistas, tropicalistas, folk, country e rock, tocada pelo trio do qual faria parte logo em seguida, junto a Sá e Guarabyra; Sá, Rodrix e Guarabyra, conhecido como rock rural. Nessa época, compôs músicas como "Mestre Jonas", "Ama Teu Vizinho", "Blue Riviera", "O Pó da Estrada", "Os Anos 1960", "Pindurado no Vapor", "Primeira Canção da Estrada", "Ribeirão", "Zepelim", dentre várias outras, além de um famoso jingle criado por encomenda da J. W. Thompson para a Pepsi, notabilizado pelo verso: "Só tem amor quem tem amor pra dar".

Zé Rodrix saiu do trio em 1973, para seguir em carreira solo e participações especiais em gravações de artistas diversos, como o disco de estreia do Secos & Molhados, no qual toca piano, ocarina e sintetizador.

Passou a se dedicar mais na área de publicidade que musical na década de 1980, mas em 1983, o músico passou a integrar o grupo Joelho de Porco, com o qual gravou o LP e participou do Festival dos Festivais em 1985, ganhando o prêmio de melhor letra pela música "A última voz do Brasil". Entre 1989 e 1996 assinou a direção musical dos espetáculos "Não Fuja da Raia" e "Nas Raias da Loucura", de Sílvio de Abreu, e do programa "Não Fuja da Raia" (Rede Globo), estrelado por Cláudia Raia. Em 1993 foi contemplado com o Prêmio Kikito, no Festival de Cinema de Brasília, pela trilha sonora do filme "Batman e Robin".

Em 2001 reuniu-se novamente a Sá e Guarabyra, tendo seu show de estreia ocorrido no Rock in Rio III. Logo após o lançamento de outra vez na estrada, com o trio, em 2001, Zé Rodrix conheceu o Clube Caiubi de compositores, em São Paulo, e passou a desenvolver parcerias com novos autores da música brasileira, entre eles Sonekka e Reynaldo Bessa.

Em dezembro de 2008, Zé Rodrix lança um single ao lado de Sá e Guarabyra, chamado “Amanhece um outro dia”. A canção foi tema de abertura da novela Revelação, exibida pelo SBT. Para promover a novela, o trio chegou a se apresentar ao vivo no Programa da Hebe.

Zé Rodrix morreu às 0h45 minutos do dia 22 de maio de 2009, após sentir-se mal e ser levado ao hospital das clínicas, em São Paulo, cidade onde residia. Foi casado com a atriz Norma Blum e com a ex-frenética Edyr de Castro. Estava casado com a escritora e produtora Julia Rodrix. Teve seis filhos: Marya, Joy, Mariana, Rafael, Antônio e Bárbara.

Fonte: Wikipedia

ECOTRIP (Ao vivo: Notícias de Turismo, Dicas de Viagem, Cotações, Curiosidades, Hotéis, Bares, Restaurantes, Guia Gastronômico, Vida Noturna. /Estúdio: Hora da Bóia, Turismo).

Entrevista: Renato Seyssel – Vice Presidente da Manauscult

Fun Park oferece megaestrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo
Torcedores de todas as idades e de todas as partes da cidade vão poder assistir ao primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, transmitido ao vivo, diretamente da África do Sul, em um telão de 15 metros, gratuitamente, nesta terça-feira (15). O telão de LED foi instalado no auditório do Centro Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro Sul e vai transmitir as partidas da Copa desde a manhã.

O conceito de Fun Park foi criado pela Fifa em 2006 na Alemanha, para promover a confraternização entre amigos e famílias durante os jogos da Copa que aconteceu naquele país.
Em Manaus, além do telão de LED de 15 metros, o Fun Park dispõe de shows de DJs nos intervalos dos jogos, banheiros químicos, ornamentação com as cores da seleção, espaços para a comercialização de alimentos e bebidas e esquema de segurança.

Os espaços irão funcionar de 11 de junho a 11 de julho, com transmissão de todos os jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário