segunda-feira, 14 de junho de 2010

Programa 125 - Sexta-Feira, 11/06/10


Hoje é o dia da Marinha Brasileira


ARTE E CULTURA (Notícias sobre cultura, Agenda Cultural, Artes Plásticas Literatura, Exposições, Teatro, Dança, Cinema, Sites de Entretenimento, Assuntos Culturais, Business e Oportunidades / Estúdio: Boca de Ferro, entrevista com artistas locais).

Entrevistado: Pesquisador Carlos Cleomir De Souza Pinheiro, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O pesquisador desenvolve há mais de 15 anos um estudo sobre o gengibre amargo e hoje ele já está colocando em teste a fórmula estudada para ajudar no tratamento de pessoas com câncer.

Originário de países asiáticos, mas encontrado fartamente na Amazônia, o gengibre amargo é a mais nova arma contra o câncer. É o que aponta um estudo em andamento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), sediado em Manaus, capital do Amazonas. As pesquisas, iniciadas há 15 anos, comprovaram que o composto Zerumbona, extraído de um novo tipo de gengibre (Zingiber zerumbet) é bem mais do que os remédios alopáticos atualmente utilizados no tratamento do câncer.

A descoberta coloca o Inpa na frente de países europeus e asiáticos. Isso porque, trabalhos semelhantes também são desenvolvidos em outras partes do mundo. A mesma planta é utilizada na China no tratamento de diversos tipos de tumores. A medicina tradicional da Indonésia e do Japão também utiliza as raízes da planta no tratamento de dores, aumento do apetite, antiespasmódico e na alimentação. Por exemplo, os japoneses conseguiram desenvolver a partir de Zingiber a Zerumbona sintética, para fins de uso cosmético.

A planta pesquisada é encontrada na área rural de Manaus, mais especificamente nas localidades de Taruamã-Mirim e Puraquequara, explica o pesquisador Carlos Cleomir de Souza Pinheiro, do Inpa. Nessas comunidades, segundo ele, as pessoas utilizam a planta para ornamentação. A espécie produz flores muito bonitas, "e as pessoas não sabiam que por traz de toda a beleza existe um grande potencial farmacológico".

O tipo encontrado nos arredores de Manaus pertence à família Zingiberaceae, composta por mais de 100 gêneros e 1,2 mil espécies. Algumas dessas espécies são cultivadas no Brasil e conhecidas popularmente como gengibre. Na Amazônia, elas se parecem com a mangarataia, bastante utilizada contra inflamações na garganta. Em algumas áreas rurais de Manaus, a espécie Zingiber zerumbet é utilizada como: antiespasmódico, antiinflamatório, contra cólicas e no tratamento de doenças estomacais.

Estudos recentes em poder do governo indicam que há, no Brasil, mais de 10 mil espécies de plantas da Amazônia são portadoras de princípios ativos para uso medicinal, cosmético e controle biológico de pragas. A região concentra também outras 300 espécies de frutas comestíveis e uma rica fauna silvestre. Ao todo, a Amazônia guarda em suas florestas, várzeas, cerrados e rios, um total de 33 mil espécies de plantas superiores.

Fonte: INPA


HANEREA - O PODER DA NATUREZA
(Ao vivo: Notícias meio ambiente, Preservação, Dicas de Reciclagem e Conservação, Sites e Organizações e Associações de Preservação e cuidados com o Meio Ambiente / Estúdio: Farmácia da Floresta. Entrevistas com pessoas e representantes de organizações e/ou autoridades ligadas ao a assunto).

1 - Dia dos Namorados

Enquanto na Europa e na América do Norte se comemora o dia dos namorados a 14 de fevereiro, dia de São Valentim, no Brasil celebra-se a 12 de junho, véspera do dia dedicado a Santo Antônio. O costume de aproveitar este dia para oferecer algo a quem se ama, teve início em 1949 quando o técnico de publicidade João Dória - que na época trabalhava para a Agência Standard Propaganda - iniciou uma campanha para melhorar as vendas da extinta loja Clipper no decorrer de junho - um mês bastante fraco para o comércio - lançando o slogan "não é só de beijos que se prova o amor". O êxito foi imediato, tendo a Standard ganho o título de agência do ano. A idéia estava lançada! Com o apoio da confederação de comércio de São Paulo e o júbilo de todos os comerciantes, institui-se o dia 12 de junho como uma data especial com direito a troca de presentes, que podem ser simples postais virtuais, ramos de flores, caixas de bombons, ou milhares de outras sugestões que todas as lojas, nesta época, tentam vender aos apaixonados. E tudo isto para afirmar "eu te amo!"... A escolha de Santo Antônio como padroeiro dos namorados deve-se ao fato de a tradição o apontar como casamenteiro. Conta-se que este santo português, durante o tempo em que esteve em França, se dirigiu a um povoado onde casar era considerado um pecado. No local, o santo pregou sobre a importância da formação das famílias, vindo daí o qualificativo que o tornou popular como santo casamenteiro.

Fonte: Wikipedia

2 - Parlamentares do Norte lideram quantidade de processos

Nenhuma região do país tem mais parlamentares processados, em relação ao tamanho de sua bancada no congresso, do que o Norte. Quase metade dos 86 congressistas da região responde a algum tipo de processo. Levantamento do congresso em foco revela que 37 deputados e senadores desses sete estados são alvos de 115 processos, quase um terço dos 397 procedimentos em andamento no supremo contra parlamentar. Há 40 ações penais (denúncias que podem resultar em condenações) contra 15 deputados e três senadores, e outros 75 inquéritos (investigações preliminares) contra 24 deputados e dez senadores do Norte.

Fonte: Congresso em Foco



UM OLHAR DIFERENTE SOBRE A AMAZÔNIA (Ao vivo: Fala sobre o que irá ser apresentado e movimentação da cena local / Estúdio: Retrato do Artista, Sites de Artistas, Páginas do Myspace, Novos Artistas e Vídeo clips).

Retrato do Artista - Cláudio Zoli

Nascido em São Gonçalo, Rio de Janeiro, Cláudio Zoli cresceu ouvindo a nata da "black music" (Marvin Gaye, Stevie Wonder, Tim Maia) e começou a cantar e a tocar violão ainda garoto. A estréia profissional foi aos 17 anos de idade na Banda de Cassiano, que se tornaria o seu guru. Em 1982, com sua voz e sua guitarra, Zoli ajudou a fundar a Banda Brylho, que no ano seguinte estourou nacionalmente o soul-reggae "A noite do prazer".

A banda acabou em 1985 e, no ano seguinte, ele estaria lançando o seu primeiro disco solo, "Livre para viver". Três anos depois, Zoli voltou a ser sucesso quando Marina gravou "À francesa", parceria com o irmão da cantora, Antônio Cícero. Mais tarde, Elba Ramalho gravou sua "Felicidade urgente". A carreira de intérprete, porém, começou a não ir tão bem, e ele passou em 1993 pelo grupo Tigres de Bengala (com Ritchie e Vinícius Cantuária). Em 1999, Zoli retomou a carreira fonográfica solo (interrompida por oito anos) com "Férias", álbum no qual acrescentou elementos do RAP e do R&B ao seu tradicional Soul-Funk-Samba.

Fonte: Wikipedia


ECOTRIP
(Ao vivo: Notícias de Turismo, Dicas de Viagem, Cotações, Curiosidades, Hotéis, Bares, Restaurantes, Guia Gastronômico, Vida Noturna. /Estúdio: Hora da Bóia, Turismo).

Dois ouvintes participaram ao vivo com Tatiana Sobreira, onde após um divertido bate-papo, deixaram informações sobre o seu perfil para quem demonstrasse interesse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário